Preservando a vida

Em todas as suas formas

Áreas de Atuação

Em Defesa da Vida

A Preserve Brasil atua em defesa da vida, realizando projetos relacionados com o clima, a biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais, ao promover a sustentabilidade (inserção ambiental, econômica e social), em resposta aos grandes desafios da humanidade.

Comprometida com alcance dos resultados socioambientais de seus projetos vinculados à proteção, conservação e preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento socioeconômico de populações vulneráveis, a Preserve Brasil apoia-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, incorporando os preceitos sobre tratados e acordos, com relação às melhores práticas de conduta ambiental e social, ainda que não haja obrigação legal.

Preservação da Fauna e Flora

Defesa e Conservação da Biodiversidade

 

Defesa e preservação dos ecossistemas naturais e sua biodiversidade, a partir de ações de incentivo à criação e manutenção de unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável, com diferentes objetivos de manejo e tipos de uso, em áreas reconhecidas por sua importância e/ou seu patrimônio natural.

Seus projetos têm o propósito de divulgar o patrimônio ambiental e de despertar a conscientização socioambiental, em especial, pela visitação pública às unidades de conservação, e a finalidade de promover a defesa e preservação dos biomas brasileiros, de forma a compatibilizar sua conservação com o uso sustentável de seus recursos.

Conservação dos Recursos Hídricos

Preservação e Proteção dos Recursos Hídricos

Proteção e conservação de mananciais, a partir de ações de proteção e recuperação de nascentes e rios, em regiões de stress ou escassez hídrica e em áreas críticas para a produção e conservação de água. Incorpora as melhores práticas para o uso racional da água e a prevenção e defesa contra eventos hidrológicos (chuvas, secas e enchentes), sejam eles naturais ou decorrentes do mau uso dos recursos naturais.

Seus projetos têm o propósito de restaurar o solo e as matas ciliares de Áreas de Proteção Permanente (APPs), às margens de rios e outros corpos d’água de importantes bacias hidrográficas brasileiras, e a finalidade de promover a defesa e conservação dos recursos hídricos, de forma a assegurar a disponibilidade de água de qualidade às gerações presentes e futuras.

Acessibilidade à Água Potável

Dignidade e Qualidade de Vida

Defesa e socorro de populações isoladas e desassistidas de água potável e do tratamento de esgoto, a partir da captação e armazenamento de águas subterrâneas (por bombeamento solar), próprias para o consumo humano e a irrigação, e da implantação de banheiros ecológicos.

Seus projetos têm a finalidade de propiciar o acesso de famílias e comunidades ao saneamento e às técnicas de uso, manejo e conservação sustentável do solo e da água, possibilitando a produção de alimentos, em regiões atestadas de baixa produtividade ou impróprias ao desenvolvimento da agricultura familiar.

Acessibilidade à Energia Limpa e Renovável

Desenvolvendo Comunidades Sustentáveis

Áreas de Atuação

Amparo e defesa de populações isoladas e desassistidas de energia, a partir da eletrificação descentralizada de residências, por meio de sistemas integrados de geração e armazenamento de energia elétrica.

Seus projetos têm a finalidade de propiciar o acesso de famílias e comunidades à geração de sua própria energia, a partir de fontes limpas e renováveis, permitindo a iluminação, a refrigeração de alimentos e seu cozimento ecológico.

Geração de Trabalho e Renda

Inserção Socioeconômica

Amparo e fomento de populações isoladas e desassistidas de trabalho digno e renda, a partir do incentivo à aprendizagem, produção e comercialização de produtos artesanais, que valorizam a geração de emprego, a sustentabilidade e a economia circular.

Seus projetos têm a finalidade de impulsionar o crescimento econômico inclusivo e sustentável de famílias e comunidades à margem da dignidade humana e do bem-estar social, invariavelmente em situação de risco ou vulnerabilidade pessoal ou social.