O Programa Artesanías Verdes tem a missão de combater e erradicar a pobreza e a desigualdade, em todas as suas formas e dimensões, a partir do fomento de atividades produtivas que valorizam a geração de emprego, a sustentabilidade e a economia circular.
Tem por objetivo promover a inserção socioeconômica de populações vulneráveis à riscos sociais, a partir da geração de trabalho digno e renda, ao impulsionar o crescimento econômico inclusivo e sustentável de famílias e comunidades isoladas, à margem da dignidade humana e da sociedade, desassistidas de políticas públicas, nas áreas essenciais ao desenvolvimento humano e bem-estar social.
O Programa Artesanías Verdes transformará a realidade de milhares de vidas afligidas pela ausência de oportunidades e renda para a sua subsistência, a partir do incentivo à aprendizagem, produção e comercialização de produtos artesanais, elaborados com materiais reciclados e da própria natureza.
Visando garantir a sustentabilidade de seus projetos no longo prazo, o Programa Artesanías Verdes disponibilizará acompanhamento, suporte ao desenvolvimento e capacitação de técnicas voltadas ao processo produtivo de peças artesanais, em toda a sua riqueza e diversidade.
O Programa Artesanías Verdes fomentará famílias e comunidades inteiras, em situação de risco e de pobreza extrema, preferencialmente nas localidades de implantação dos Programas Água Viva e Illumine, ao difundir os valores dos patrimônios culturais das regiões atendidas pelo Programa.
5.1 Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda parte.
2.1 Até 2030, acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
15.9 Até 2020, integrar os valores dos ecossistemas e da biodiversidade ao planejamento nacional e local, nos processos de desenvolvimento, nas estratégias de redução da pobreza e nos sistemas de contas.
13.3 Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima.
16.1 Reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade relacionada em todos os lugares.